A Escola Técnica de Brasília, vinculada à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, é uma instituição pública que oferece cursos técnicos profissionalizantes gratuitos de formação tecnológica nas áreas de Informática, Eletrônica, Eletrotécnica e Telecomunicações na modalidade presencial ou à distância. Para estes cursos, seu acesso ocorre duas vezes ao ano (no 1º e 2º semestres) através de processo classificatório. Além de cursos técnicos, a ETB também oferece cursos de formação continuada de trabalhadores, conhecidos como Cursos Básicos.
- Sobre a Escola e os Cursos Técnicos: (61) 3901-6767
- Sobre os Cursos Básicos: (61) 3901-3534
Missão
A missão do CEP-ETB é oferecer Educação Profissional para jovens e adultos na perspectiva da formação de um cidadão crítico e consciente, desenvolvendo competências, habilidades e atitudes que possibilitem o desempenho de atividades produtivas e a sua consequente inserção no mundo do trabalho.
Objetivo
O CEP-ETB tem como objetivo oferecer Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores, incluindo a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual, do pensamento reflexivo e da criatividade.
Disposição Legal
A Escola Técnica de Brasília foi criada pela Resolução nº. 5.505 de 21/6/96, do então Conselho Diretor da Fundação Educacional do Distrito Federal.
O credenciamento da Escola conferido por 5 (cinco) anos pela Portaria nº. 226/98-SE de 21.10.98, expedida com base no Parecer nº. 240/98-CEDF foi acompanhado de autorização de funcionamento das habilitações de Técnico em Eletrônica, Eletrotécnica, Informática e Telecomunicações.
Com a extinção da Fundação Educacional do Distrito Federal pelo Decreto nº. 21.396 de 31/7/2000, a instituição escolar passou a ser mantida diretamente pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. A Portaria nº. 129-SE de 18/7/2000 aprovou a sua atual denominação de Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Brasília – CEP-ETB.
A BIBLIOTECA ALBERT EINSTEIN, sob responsabilidade de servidores qualificados, constitui-se em centro de estudo, pesquisa e consulta, composto por material impresso e não impresso, de classificação especializada, atende aos membros da comunidade escolar. A comunidade escolar da ETB compreende: servidores, professores, alunos de Cursos Técnicos presenciais e a distância, como também a comunidade local, que tem acesso ao acervo somente para consultas.
O acervo bibliográfico é em sua maioria de natureza técnica, visando atender aos componentes curriculares dos cursos aqui ofertados. Possuímos ainda um pequeno acervo de livros de linguagem, linguística e de literatura, porém, temos como meta oferecer aos usuários, obras preparatórias para o ENEM.
São disponibilizadas cabines com computadores aos usuários para a realização de pesquisa online, digitação de trabalhos escolares e acesso a serviços da Escola disponíveis na Intranet.
A estrutura, a organização e o funcionamento da BIBLIOTECA ALBERT EINSTEN é regida por seu Regulamento Interno, previsto no art. 38, incisos II e VIII, do Regimento Escolar da ETB do ano de 2008.
O acervo da Biblioteca é patrimônio público sob a responsabilidade direta do Diretor da ETB e deve ser zelado e preservado por toda comunidade escolar.
“Ler é multiplicar e enriquecer a vida interior.”